Análise do clipe da Anitta – Girl From Rio
Há uma semana a artista brasileira Anitta tem soltado teasers do novo single “Girl From Rio“. A música, sendo uma adaptação de uma das canções brasileiras mais difundidas no mundo, ganha um toque eletrônico e letras em inglês – pensado minuciosamente para alavancar ainda mais a carreira internacional da cantora. Leia nossa análise abaixo do clipe e entenda as referências!
Para este novo momento, a artista apostou do que é mais conhecido: a bossa nova e MPB. A adaptação de “Garota de Ipanema” composta originalmente por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinicius de Moraes em 1962, para “Girl From Rio” dá a sensação de querer abrir mais horizontes além das favelas ou mesmo as belíssimas praias cariocas e casa com a história de vida da cantora, que originalmente é de Honório Gurgel, um bairro periférico da cidade do Rio de Janeiro.
O videoclipe, disponibilizado nesta sexta-feira, 30, traz a temática retrô, que em muitos casos tem a finalidade de reforçar algum comportamento específico da época ou mesmo como protesto contra o mesmo. O que vemos no videoclipe é a dualidade de personalidades em um clima leve retrô versus a real garota carioca. Para este momento, vamos frisar as referências retrô que a artista trouxe de uma maneira muito bem construída.
.
.
A cantora 7 dias antes da estréia liberou fotos teaser para aguçar a curiosidade de seus fãs e preencher o feed com o novo tom da música. Tons pasteis, roupas com cortes antigos, penteados esculturais fazem desta uma bela fase da cantora.
As cenas que trazem a estética retrô foram gravadas no bar do The Goodtime Hotel, em Miami, que pertence ao artista Pharrell Williams e Dave Grutman, é inspirado nos filmes do diretor Wes Anderson e nos anos 1950.
.
Com uma direção de arte e fotografia conectadas, conseguimos ver a artista sentada em um banco estofado na cor turquesa, encosto listrado nas cores turquesa e branco e rodeada por almofadas rosas claro, além das cadeiras em rosa claro. Seu visual consiste em um maiô retrô amarelo claro, com detalhes em branco e uma blusa azul clara que simula um casaquinho. Todas as cores combinam entre si e entregam um look praiano, desde o maiô, listras naúticas, palha da cadeira, sandália, o cabelo com leves ondas marcadas e folhagem em volta. O que quebra o look retrô é a sandália e cabelos contemporâneos.
.
Aqui vemos a artista em um fundo que mostra o cartão postal do Pão de Açúcar, areia da praia e guarda-sóis ao fundo, enquanto ela encontra-se no plano da frente com um carro preto conversível da década de 1940 estacionado no calçadão da praia de Ipanema, tema central da música, calçadão este que desenvolvido na década de 1960, com pedras portuguesas, pelo paisagista e arquiteto Renato Primavera Marinho.
Seus cabelos, agora ruivos, também estão em um penteado clássico dos anos 1940, os famosos victory rolls, penteado vastamente usado na época em homenagem às turbinas dos aviões enviados à guerra pelos americanos. O fato de ter ondas marcadas e pontas viradas para dentro é crucial para penteados de época. A artista mencionou que escolheu este penteado porque estava assistindo à série “Ratched” na época e ficou encantada por Mildred Ratched.
A artista usa um trench coat de tecido acetinado amarrado com um laço, que é transformado em mini vestido nas cores rosa claro com listras azuis, dando o tom náutico que vemos em referência nas fotos e no clipe; afinal passa-se em uma cidade praiana. Arrematando, um chapéu pillbox combinando com o look, assim como os óculos escuros gatinho branco, utilizado massivamente nos anos 1950. O sapato plataforma branca com meias brancas com tira em T, famoso anos 1920 e chamado lá fora por Mary Jane, quebra o look retrô dando um ar contemporâneo.
O ar que esta foto nos passa é que uma pessoa poderosa, que possui bom gosto e é servida, com um motorista à sua disposição. O modelo de beleza bombshell, gíria usada na época, é uma referência a mulheres belas e poderosas do show business.
.
Aqui conseguimos ver um close no look, com brincos longos e colar em pedraria.
.
Nesta sequência de imagens, Anitta transporta-se para os anos 1960, com um vestido verde claro com detalhes lilás, combinando com o lenço na cabeça lilás. O penteado e cor de cabelo permanecem os mesmos. Ela segura um jornal com a manchete: “Anitta tem um outro irmão”, e na foto seguinte conseguimos ver uma foto de família onde todas as pessoas da foto estão no estilo retrô para combinar com o look da cantora.
.
Em um outro momento, vemos Anitta no centro da imagem com quase 20 homens vestidos com uniformes de marinheiros, alguns com penteado espefício da época com divisão lateral e brilhantina, combinando perfeitamente com seu maiô listrado de mangas longas azul claro e branco. Seu cabelo permanece ruivo e com o penteado victory rolls, mas os brincos são pérolas grandes. O chapéu pillbox agora é azul listrado, em azul claro e branco para combinar tanto com seu maiô, quanto o look dos marinheiros. Mais uma vez o sapato branca plataforma com meia branca quebra de novo o look inteiro retrô. Há marinheiros carecas também que dão um toque mais contemporâneo, já que a moda de 1940 era ter cabelo baixo e penteado.
A referência para a foto claramente está no momento eternizado por Marilyn Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras, em que canta a música Diamonds Are a Girl’s Best Friend, em que é segurada pelos braços por homens que a presenteiam com jóias, consagrando um dos momentos mais icônicos de sua carreira como artista.
.
Uma clássica pin-up! Neste momento, vemos a artista com um vestido retrô quando tira seu trech coat, agora com as cores rosa claro, branco, amarelo claro e azul claro. Os botões na peça, modelo frente única, laço amarelo e pillbox combinam perfeitamente com seu look. No clipe a artista aparece com o mesmo sapato e meias brancas. O cabelo também permanece ruivo e com o penteado em victory rolls. Note a maquiagem usada, lábios vermelhos e olhos com delineado gatinho, pouquíssimo iluminador, são características muito fiéis à epoca.
No clipe, vemos o vestido colorido, combinando com os modelos que disputam sua atenção. Os modelos usam maiôs azul claro e amarelo claro com o toque de cinto, muito comum na época mesmo em trajes de praia.
.
.
Videoclipe
Entendendo agora todas as referências, fique com o videoclipe! Conte nos comentários o que achou desta nova fase da cantora.
.
Como explicado por Anitta em seu Instagram, a artista chamou nomes de peso para a produção de seu videoclipe, sendo considerado o mais caro de sua carreira. Veja aqui o post original.
Quem assina a direção criativa é Giovanni Bianco, que criou campanhas publicitárias para Miu Miu, Versace, Dolce & Gabbana, contribuições editoriais para a V Magazine, direção criativa para a Vogue e grandes artistas como Madonna, com capas de álbuns e turnês globais. Ele também foi responsável pela direção crativa de seu álbum BANG, de 2015, que também possui muitas referências retrôs em seus videoclipes.
“Esta mistura de direção de arte, design e fotografia de primeira linha, combinada com atenção aos detalhes, confiança e amor, me permitiu fazer esse projeto que estou tão orgulhoso, acontecer” – completa a artista em seu post, que sem dúvida é um de seus videoclipes mais bonitos e bem executados de toda a sua carreira.
.
.
Assista abaixo outros clipes da Anitta que possuem características retrô:
.
..
.
.
.